Apresentação

O estabelecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundada em 1960, marcou o início de avanços significativos nos estudos das Ciências do Mar no estado. Nos seus primeiros anos, entretanto, essas pesquisas foram conduzidas de maneira descentralizada, distribuídas entre diferentes departamentos da universidade. Ao final da década de 1990, a UFSC já contava com vários laboratórios engajados em estudos oceanográficos de grande relevância, vinculados aos departamentos de Aquicultura, Geociências, Ecologia e Zoologia, e Engenharia Sanitária e Ambiental, entre outros.

Durante a celebração do Ano Internacional dos Oceanos pela UNESCO em 1998, destacou-se a notável competência da UFSC em pesquisas de ponta sobre sistemas costeiros e oceânicos. Contudo, percebia-se a necessidade de uma instância que promovesse a integração entre os técnicos e professores dispersos em diferentes unidades acadêmicas.

Em resposta a essa demanda, surgiu a iniciativa do grupo MARUFSC, que, entre 2003 e 2005, facilitou debates e ações visando a integração entre os pesquisadores da UFSC dedicados à investigação marinha. Seu principal objetivo era propor mecanismos para superar a fragmentação temática das Ciências do Mar na universidade, buscando a criação de um canal institucional que facilitasse a convergência e disseminação de informações.

Os resultados mais tangíveis desse esforço foram a criação do curso de Bacharelado em Oceanografia, que recebeu sua primeira turma de alunos em 2008, e do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano), iniciado em 2015.

Considerando a ausência de uma unidade acadêmica exclusivamente dedicada à Oceanografia na UFSC, o Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) inicialmente serviu como base para os professores que se dedicavam aos aspectos abióticos da Oceanografia, e viabilizou o funcionamento dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Aspectos relacionados à vida marinha, por seu turno, eram e continuam sendo prioritariamente desenvolvidos por departamentos ligados ao Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Com o intuito de garantir uma maior autonomia administrativa e a convergência temática das disciplinas de Oceanografia, alinhadas à área do conhecimento “Ciências Exatas e da Terra”, foi criada, em 2017, a Coordenadoria Especial de Oceanografia (OCN), vinculada ao Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da UFSC. A maioria do corpo docente envolvido nos cursos de graduação e pós-graduação em Oceanografia migrou para essa unidade acadêmica na ocasião.

Atualmente, a OCN dispõe de uma área administrativa integrada no Prédio Reitoria II, uma área predial de 600 m2 que abriga laboratórios de pesquisa, salas de professores e área de permanência para alunos de graduação e pós-graduação (Bloco D), além de espaços para laboratórios específicos em outros prédios (CFM06/08 e CFH – Laboratórios Didáticos). Em 2019, a FINEP aprovou a finalização de um prédio na UFSC, onde aproximadamente 488 m2 em gabinetes e laboratórios serão disponibilizados futuramente para o grupo de Oceanografia no Prédio de Engenharia de Superfícies.

A criação da Coordenadoria Especial de Oceanografia (OCN) representou um marco significativo na consolidação da Oceanografia como área de conhecimento na UFSC, proporcionando uma maior integração entre os pesquisadores e um aumento na capacidade de produção científica e tecnológica.

 

Autor: Prof. Jarbas Bonetti Filho